Instrutores de Meditação e Relaxamento para Crianças

Atualmente, deparamo-nos com a necessidade de introduzir novas e eficazes ferramentas na abordagem aducativa que conhecemos. Crianças diferentes, com necessidades diferentes que ampliam a nossa perspectiva e nos permitem reconhecer que existem novas e mais saudáveis formas de lidar com questões atuais da infância.
 
Recentemente, foi levado a cabo um estudo pela Uni­versidade da Califórnia, que mostra os be­nefícios inquestionáveis no comportamento das crianças. Pontos avaliados como o ‘prestar atenção’, a ‘capacidade de acalmar-se’ e de ‘mostrar atenção e cuidado para com os outros’, têm níveis significativamente mais altos nas crianças que praticam estas actividades, por vezes, apenas ao fim de 4 horas.
 

 
Como a concentração é um dos pontos mais desenvolvidos pela meditação, os benefícios para o desempenho escolar são também elevados.
Tendo como ferramenta base a medi­tação, podemos trabalhar com a criança a vários níveis, de extrema importância, como o desenvolvimento da auto-estima e da autoconfiança, o foco no positivo e em formas mais felizes de estar e relacionar-se, uma expressão mais consciente das suas próprias emoções, um maior respeito pelo outro, uma comunicação mais assertiva e menos defensiva ou automática, uma forma de estar menos agressiva, ansiosa e agitada, entre outras. Um último ponto que podemos aprofundar é o caso do transtorno de défice de atenção e hipe­ractividade.
Módulo 1 (1º e 2º dias)
  • A criança e o adolescente – caracteristicas da faixa etária
  • Abordagem holística do desenvolvimento da criança
  • Tipos e estratégias de comunicação / Comunicação com crianças / Comunicação Positiva
  • Trabalho com grupos e trabalho individual
  • O que é meditação
  • Benefícios da meditação e da meditação para crianças
  • Técnicas de meditação, relaxamento e respiração
  • Meditação como forma de auto-conhecimento
  • Princípios da Meditação com Crianças
  • Desenvolvimento da criatividade no facilitador e na atuação com crianças
  • Tipos de sessão
  • Estrutura de uma sessão
  • Delineamento e processo de elaboração de uma sessão
  • Ambiente e envolvência / Materiais
  • A importância da partilha final
 
  • Módulo 2 (3º e 4º dias)
  • Visualização e Visualização criativa
  • Meditação guiada e livre – diferenças na elaboração e atuação
  • Dinâmicas e jogos lúdicos para a sessão
  • Desenvolver competências através da meditação e relaxamento
  • Promoção da gratidão na criança
  • Inteligência emocional para crianças
  • Disciplina e estabelecimento de limites nas sessões
  • Comunicação com os pais, sensibilização e auxílio
  • O impacto do adulto na criança
  • Flexibilidade e gestão do imprevisto
  • Crianças atuais na sociedade atual
  • Ética na atuação
  • Exercício pratico final
  • Adquirir Competências para ser facilitador/instrutor de meditação e relaxamento para crianças e adolescentes
  • Identificar e trabalhar com diversos métodos de meditação, respiração e relaxamento para crianças
  • Planear e executar sessões de meditação e relaxamento para crianças
  • Integrar dinâmicas e abordagens lúdicas para o desenvolvimento da sessão
  • 28 horas
Alguns sectores onde se insere esta Profissão:
  • Escolas
  • ATL'S
  • Espaços terapêuticos
  • Espaços e projetos com atividades para crianças
  • Atendimento Individual
  • Próprios Educadores 
Programa

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